Blogger templates

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Reciclagem consciente

Buscar novos caminhos são desafios e necessidades cada vez mais urgentes - pequenos gestos multiplicados por muitos, colaboram para que o meio ambiente volte para um patamar aceitável de conservação ou pelo menos que a agressão sofrida durante todos esses anos de produção industrial se estabilize, até que possamos desenvolver novas tecnologias de produção que sejam menos agressivas e que não comprometam o desenvolvimento dos países. Só não podemos esperar que a tecnologia seja a solução para todos os problemas ambientais - devemos dar a nossa contribuição pessoal mudando as nossas atitudes. Há ainda muito que fazer na questão do lixo, mas com certeza estamos no caminho certo
Algumas cores foram padronizadas para a coleta seletiva.
Vermelho - Plástico
Amarelo - Metal
Verde - Vidro
Azul - Papel
Cinza - Resíduo geral não reciclável ou misturado
Artigos relacionados

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Fundacentro reúne especialistas em assédio moral

Especialistas em assédio moral discutirão o tema no próximo dia 11 durante o seminário “Compreendendo o assédio moral no ambiente de trabalho” organizado pela Fundacentro. O acesso ao evento é gratuito mas as vagas são limitadas.

A coordenação do seminário é da pesquisadora Cristiane Queiroz. Segundo ela, a Fundacentro começou a estudar o tema a partir da demanda de pacientes de doenças ocupacionais que passaram a relatar a ocorrência de assédio no trabalho. “São pessoas que tiveram de tomar decisões como pedido de afastamento e demissão por conta do assédio”, relatou.

Dentre os palestrantes do seminário organizado por Queiroz, estão o psicólogo e advogado Roberto Heloani, o sociólogo Ângelo Soares, a médica Margarida Barreto e a juíza do trabalho Candy Thomé.

O seminário acontece no auditório do CTN, rua Capote Valente, 710, no dia 11 de agosto a partir das 13h30.

Para mais informações, veja aqui.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Fundacentro abriga informações sobre ruído no trabalho; empresas devem agir para reduzir exposição ao barulho

O pesquisador da Fundacentro, Irlon Ângelo Calmon, disse que as empresas devem adotar procedimentos para auxiliar na redução da exposição ao ruído como a aplicação de protetores auditivos e medidas e programas de controle da exposição, tais como o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). “Também é preciso deixar claro os cuidados e as limitações do uso dos protetores”, disse ele. Leia mais...

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego

terça-feira, 27 de julho de 2010

Em Minas, “balcão” inédito iguala oportunidades no mercado de trabalho

A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Minas Gerais está com uma ação inédita e pioneira. Leia mais...

Em Minas, “balcão” inédito iguala oportunidades no mercado de trabalho

A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Minas Gerais está com uma ação inédita e pioneira. É o Balcão de Oportunidades de Emprego, serviço voltado para a inclusão de pessoas no mercado de trabalho. Leia mais...

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Você sabe o que é DDS? Não?


O DDS é o Diálogo Diário de Segurança. Muita gente não sabe, mas o DDS é uma ferramenta indispensável no dia a dia o profissional de segurança. Leia mais...

sábado, 24 de julho de 2010

Trabalhadores com mais de 50 aumentam em 38% a participação entre ocupados

Levantamento feito pelo blog com base na Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE revela que...
Leia mais...

Fonte: Ministério do Trabalho Emprego
Por Sandro Guidalli

quinta-feira, 22 de julho de 2010

CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes


Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho/CIPA , visa a proteção da saúde dos trabalhadores dentro das empresas. A constituição de órgãos dessa natureza dentro das empresas foi determinada pela ocorrência significativa e crescente de acidentes e doenças típicas do trabalho em todos os países que se industrializam. A participação dos trabalhadores nesses órgãos tem variados a depender do nível de democracia e da organização, força e poder de representação da classe trabalhadora em cada país. No Brasil, esta participação, prevista na CLT, se restringe a CIPA, onde os trabalhadores formalmente ocupam metade de sua composição após eleições diretas e anuais. Leia mais...

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Apostila de Legislação Aplicada I

Já escontra-se disponível para download a apostila de legislaçao aplicada I para o segundo módulo. Vá até a pasta de downloads e faça o seu.

Fonte: Prof. Dalme Ferreira Neves

terça-feira, 20 de julho de 2010

Abono salarial começa a ser pago nesta segunda-feira

Mais de 18 milhões começam a receber abono a partir de hoje; pagamento é para quem tem conta na Caixa segunda-feira, 19 de julho de 2010
Aproximadamente 4,5 milhões de trabalhadores irão receber o abono salarial, no valor de um salário mínimo (R$ 510,00), a partir de hoje. O benefício será pago, por meio de depósito, aos trabalhadores que tem conta corrente ou poupança na Caixa Econômica Federal. Serão pagos R$ 2,3 bilhões com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), referentes ao exercício 2010/2011.
Leia mais...
Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego

Ambiente de trabalho

Paquera no ambiente de trabalho não é assédio, diz especialista.
Leia mais...
E vocês também concodam?

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Acidente de trabalho


PORQUE OS ACIDENTES DE TRABALHO ACONTECEM?

Acidentes acontecem porque não foram realizadas medidas de prevenção para avitar o mesmo. E vocês acham isso também?
Comentem e exponham sua opinião sobre o assunto.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Profissão Técnico em Segurança do Trabalho



Matéria exibida pelo SPTV, falando sobre a profissão do Técnico de Segurança do trabalho. Muito boa!

O uso do EPI evita acidentes?


Muita gente pensa que os acidentes acontecem com hora programada, mas estão enganadas. Quanto mais você pensa que é desnecessário o uso do EPI mais vulneravel ao acidente você fica, então pense melhor antes de fazer qualquer trabalho que haja risco sem o uso do Equipamento de Proteção Individual ( EPI ).

Muita gente pensa que só usar EPI basta, engano, pois para usar-lo é necessário trenamentos para que o mesmo seja usado de maneira correta afim de não. O EPI não evita acidentes, mas etenua a gravidade da lesão.

O Técnico em Segurança do Trabalho


Segurança do Trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas que são adotadas visando minimizar os riscos de acidentes, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.
O profissional de segurança do trabalho é responsável por: orientar e coordenar o sistema de segurança no trabalho, investigando riscos e causas de acidentes, analisando políca e de prevenção; Propor normas e dispositivos de segurança, segerindo eventuais modificações nos equipamentos e instalaçoes e verificando sua observância, para prevenir acidentes; Inspecionar locais instalações e equipamentos da instituição e determinar fatores de ridco e de acidentes; Elaborar relatórios técnicos de inspeções quelitativas e quentitativas, conforme o caso; Registrar em documento próprio a ocorrência do acidente do trabalho; Manter contato junto aos serviços médico e social da instituição para atendimento necessário aos acidentados; Investigar acidentes ocorridos, axaminar as condições, identificar suas causas e propor as providências cabíveis; Elabora relatórios técnicos, pericias e de estatística de acidentes; Orientar os funcionários da instituição no que se refere a observância das normas de segurança; Promover e ministrar treinamentos sobre segurança e quelidade de vida no trabalho; Promover campanhas e coordenar a publicação de material educativo sobre segurançae medicina no trabalho; Participar de programas de treinamentos quando convocado; Participar de reuniões de trabalho relativas sua área de atuação; Executar tarefas pertinentes à área de atuação, atilizando-se de equipamentos de mediçao e de programas de informática; Executar outras tarefas compatível com as exigencias para o exercício da função; Algumas qualidades para ser um bom Técnico em Segurança do Trabalho: Atenção, iniciativa, antecipar problemas, dinamismo, recíocinio lógico, flexibilidade, capacidade de observância técnica, trabalhar em equipe, capacidade de comunicação e senso crítico.