Blogger templates

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Trabalhadores estavam sujeitos ao risco de incêndio e choques elétricos no Paraná

O Grupo Especial de Fiscalização Móvel do Ministério do Trabalho e Emprego (GEFM/MTE) resgatou 31 trabalhadores de regime de trabalho análogo à escravidão. A ação ocorreu entre os dias 14 e 24 de setembro, nas cidades paranaenses de Palmas e General Carneiro, região central do estado.

Segundo a auditora fiscal do Trabalho e coordenadora do GEFM, Luize Surkamp, a ação envolveu três fazendas e quatro empregadores diretos. Em duas fazendas foi caracterizada a ocorrência de trabalho análogo ao de escravo no reflorestamento de pinus. Em uma das fazendas também foi detectada a presença de um menor de 16 anos atuando no corte de pinus, atividade proibida para menores de 18.

Segundo Surkamp, apesar da situação de aparente regularidade detectada pelos fiscais, inicialmente, uma vez que os empregados estavam registrados em nome de empreiteiras, os fiscais encontraram várias irregularidades relacionadas com exames admissionais, fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), salário, alojamentos e nas frentes de trabalho.

Outra situação irregular encontrada pelo Grupo de Fiscalização Móvel está relacionada com as condições de segurança. “Em algumas casas utilizadas para alojar os trabalhadores a fiação das instalações elétricas expunha os trabalhadores a risco de incêndios e a choques. Além disso, frestas nos telhados e nas paredes e os buracos no assoalho expunham os trabalhadores a animais peçonhentos e às intempéries do tempo” destaca Surkamp.

Luize explica que a relação empregatícia entre empreiteiros e empregados detectada inicialmente foi descaracterizada e o vínculo trabalhista dos libertados atribuído diretamente ao tomador dos serviços, no caso os representantes das fazendas. Estes assumiram o pagamento das verbas rescisórias devidas, – cujos valores ainda estão sendo calculados pelos fiscais do MTE – e por Dano Moral Individual no valor de R$ 800,00 por mês de serviço trabalhado, ou fração superior a 15 dias, a cada resgatado.

“A maioria dos trabalhadores estava no local a cerca de quatro meses, mas um deles estava a mais de dois anos. Considerando-se somente o valor pago Dano Moral Individual teve trabalhador que recebeu valores entre RS 4 e 30 mil reais”, observa Surkamp.

O Ministério Público do Trabalho ajustou o pagamento por Dano Moral Coletivo. Além disso, os auditores fiscais do MTE entregaram aos trabalhadores as Seguro Desemprego na modalidade trabalhador resgatado e emitiu as multas administrativas pertinentes em vista das irregularidades cometidas.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

O que são doenças ocupacionais?

Saiba mais sobre doenças ocupacionais

Doenças ocupacionais são as que estão diretamente relacionadas à atividade desempenhada pelo trabalhador ou às condições de trabalho às quais ele está submetido. As mais comuns são as Lesões por Esforços Repetitivos ou Distúrbios Osteomoleculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT), que englobam cerca de 30 doenças, entre elas a tendinite (inflamação de tendão) e a tenossinovite (inflamação da membrana que recobre os tendões). As LER/Dort são responsáveis pela alteração das estruturas osteomusculares, como tendões, articulações, músculos e nervos.

No campo, doenças de LER/DORT acometem principalmente cortadores de cana após algumas safras, pelo excesso de movimentos repetidos. Na cidade, as categorias profissionais que encabeçam as estatísticas de LER/DORT são bancários, digitadores, operadores de linha de montagem e operadores de telemarketing.

Outro exemplo de doença ocupacional é o câncer de traquéia em trabalhadores de minas e refinações de níquel. Também há doenças pulmonares de origem ocupacional, como asma e asbestose, por exemplo, causadas pela inalação de partículas, névoas, vapores ou gases nocivos.

Se o trabalhador estiver com uma doença ocupacional grave, tem direito a pedir afastamento do INSS pelo auxílio-doença. Para isso, deve passar por uma perícia médica, que fará a avaliação do quadro da doença. Ele também precisa comprovar que a doença está relacionada ao seu emprego atual e, além disso, deve ter um mínimo de 12 meses de contribuição ao INSS.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Vídeo motivacional



MOTIVAÇÃO é um processo mental positivo que estimula a iniciativa e determina o nível de entusiamo e esforço que a pessoa aplica no desenvolvimento de suas atividades. O processo motivacional é responsável pela intensidade, direcção e persistência desses esforços.
O nível de motivação é influenciado por diversos fatores como a personalidade da pessoa, suas percepções do meio ambiente, interações humanas e emoções.

Veja acima um vídeo motivacional que fala da motivação, superação e a renovação constnte para conseguir seus objetivos. Veja mais vídeos

Atividades simples mas que podem ser arriscadas

Inocentes atividades como limpeza e que todo mundo está acostumado a realizar em casa trazem uma série de riscos associados (invisíveis para maioria das pessoas). O próprio trabalhador não consegue enxergar estes riscos, pois o costume de realizar a atividade automatiza os processos de trabalho e banaliza os riscos.

O primeiro risco que ninguém nota é quando utiliza produtos de limpeza. Os produtos domésticos, aqueles que são comprados em supermercados, geralmente são inofensivos mas sempre vem na embalagem a orientação do fabricante quanto a riscos de queimadura da pele, contato com os olhos etc… e quando há exigência de equipamento para proteção individual também existe orientação na embalagem.

Aqueles produtos para uso industrial, de condomínios e que devem ser diluídos são os mais perigosos pois o uso de EPI (luvas, avental impermeável, mascara, óculos e calçado impermeável) é indicado em quase 100% dos casos. Quando o produto tem boa procedência estas orientações também estão no rotulo e há uma ficha de informação de segurança de produto químico (FISPQ de materiais de limpeza). Quando o produto é feito em fundo de quintal então não há nem a informação das concentrações e produtos químicos que formam o produto de limpeza.

O segundo risco e que ocasiona acidentes inclusive domésticos são os pisos úmidos e escorregadios, a falta de sinalização dos mesmos causa quedas com lesões que variam de leves a muito graves.

Em terceiro lugar estão as quedas de altura. Em função da altura ser muitas vezes pequena a preocupação com esse risco não é levada a sério. Já vi casos de uma pessoa colocar um banco em cima de uma mesa para trocar uma lâmpada. Muitas destas práticas não dão estabilidade nenhuma a quem sobe potencializando o risco de queda. E lembre-se, uma pessoa de 1,70m a uma altura de um metro está com sua cabeça a aproximadamente 2,5m de altura.

Em quarto são os riscos de projeção de partículas de pó e detritos contra os olhos, este problema é facilmente resolvido com o uso de óculos de proteção, mas afinal quem usa óculos de proteção para essas finalidades?

E por último o risco que é o único que todo mundo enxerga que é o da limpeza de banheiros e retirada de lixo, todo mundo sabe que tem micróbios e bactérias ali. Embora nem todo mundo use luva para realizar essa atividade, quase todos lavam as mãos quando a terminam e isso é muito importante.

Com um pouco de atenção, bom senso e conhecimento dos riscos é possível realizar atividades de limpeza com segurança.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

70% dos Técnicos de Segurança do Trabalho são Demitidos por Motivo de Relacionamento

A profissão de Técnico de Segurança começou no Brasil com a denominação de inspetor de segurança. No segundo momento a alcunha passou a Supervisor de Segurança e logo em seguida, mudou para Técnico de Segurança do Trabalho. A própria nomenclatura da profissão induz a conduta de relacionamento que traz muitos prejuízos para a vida profissional dos nossos colegas de profissão. Partimos do princípio que a denominação de "inspetor" remete uma imposição de "xerife". Na mudança para supervisor, essa visão passou a ser do profissional que chefia, tem poder de mando ou é preposto da empresa. Quando se verificou que essa designação não estava apropriada, mudou para Técnico de Segurança do Trabalho.

Não está claro que a função do técnico é ser promotor de Segurança e Saúde no Trabalho. Vale lembrar que promover é diferente de um executor. Essa confusão fortalece a conduta generalista, ou seja, o "faz tudo". Sabemos, também, que o TST é uma das poucas profissões em que as funções são estabelecidas por lei através da portaria 3275/MTE - que levada a rigor, contempla quase que 100% das ações do profissional sem desvio de função. Fazer gestão e promover, o que é mais amplo do que fiscalização e cumprimento da legislação e apontamento de erros e defeitos.

Para que isso seja minimizado os profissionais de nível técnico precisam ser versáteis, direcionando as ações sem comprometer o objetivo final e não entrando em choque com as relações de trabalho. Um dos problemas de saúde e segurança do trabalho é a falta de gestão e indicadores de desempenho. Com isso, os interlocutores: empresa, empresários, trabalhadores e os segmentos que têm ligação direta com a nossa área não conseguem mensurar as ações, com isso, depondo contra o papel do técnico na frente de trabalho.

Nossa formação foi e continua sendo tecnicista. Na prática, sabemos que a técnica é muito importante, mas a experiência tem mostrado que as "técnicas de negociação" e a sociologia nas relações de trabalho são importantes. O TST se relaciona com todos os atores da empresa, desde o mais humilde trabalhador até o mais elevado nível da diretoria. Se o técnico não estiver qualificado e preparado para lidar com essa realidade, irá adotar consequentemente, uma conduta parcial e conflitante.

Existe uma tese bem conhecida nas relações do trabalho de que, o sucesso de uma profissão no nível médio, ela não pode ser por imposição ela deve ser conquistada nas relações de trabalho. Considerando essas variáveis, podemos reduziremos um "câncer" da profissão, chamado: Desvio de função. Muitas vezes a necessidade de manter o emprego, força o técnico a cumprir ordens que não condizem com as funções já estabelecidas. Vale salientar que todas estas dificuldades elas não se resumem apenas ao TST. Acompanha também todos os profissionais de SESMT - Serviço Especializado de Segurança e Saúde no Trabalho, com menos grau de intensidade, essa realidade atinge mais o técnico por estar mais ligado de forma presencial ao local de trabalho, interagindo com a rotina produtiva da empresa.

Nesse sentido, quando o TST conseguir se colocar como promotor da saúde e segurança do trabalho, aplicando mecanismos de avaliação de desempenho e demonstração de forma clara que suas ações proporcionam o ganho de qualidade de vida no trabalho e agregando valores para o negocio da empresa para o trabalhador, considerando as Normas do Estado, o profissional será mais respeitado e minimizará essa tragédia de que 70% do TST são demitidos por questões de relacionamentos e não por desempenho técnico.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Trabalho expandido causa problemas psicológicos

A empresária Valquíria Pamplona tem uma rotina atribulada. Ela acorda às 8 horas, toma café com os dois filhos e dá uma caminhada. Das 9h às 11h tranca-se no home office para trabalhar e de tarde visita empresas clientes. Em todos os momentos do dia ela está ligada ao trabalho. "Fico conectada à Internet o tempo todo e, sempre que abro meu e-mail, tenho pelo menos 50 mensagens para ver e responder", diz ela.

A publicitária revela que só consegue ter saúde nesta rotina atribulada porque, além do trabalho, ela reserva um espaço para o convívio familiar e as caminhadas. Mas, para quem não consegue achar seu ponto de equilíbrio, esta tendência atual do trabalho expandido e sem limites de espaço e de horário vem sendo a causa principal de estresse e de outros problemas.

As consequências deste novo modo de vida se apresentam em números. Os transtornos mentais e comportamentais, como a depressão, o transtorno bipolar e a esquizofrenia, tiveram um acréscimo de mais de 12% na quantidade de auxílios acidentários concedidos pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) de janeiro a novembro de 2008 em relação a igual período de 2009. Enquanto isso, os concedidos por lesões, envenenamentos e outras consequências (como entorses e fraturas) tiveram uma queda em torno de 10% e os por doenças osteomusculares (que incluem as tendinites) caíram mais de 13%.

De acordo com pesquisa da International Stress Management Association Brasil (Isma-BR), 70% dos brasileiros sofrem de sequelas decorrentes do estresse profissional. Entre elas, estão dores, cansaço crônico e depressão. Desse total, 30% estão no nível mais elevado, configurando a chamada Síndrome de Burnout.

As más posturas no trabalho podem e devem ser evitadas, mas as boas práticas não devem ficar limitadas apenas ao ambiente profissional. Muitas vezes a postura inconveniente foi adquirida durante anos. "Tudo começa com uma queixa simples que, se tratada, não levaria a incapacidade. Mas, muitas vezes, o trabalhador tem medo de falar e acaba trabalhando no limite", diz Rodrigo Azevedo de Oliveira, fisioterapeuta e coordenador do Setor de Ergonomia da Sefit, empresa especializada em fisioterapia do trabalho.

Oliveira conta que os principais problemas dos trabalhadores que procuram a reabilitação são as lesões de ombro, punho e coluna. Para os que trabalham sentados, as pausas de cinco minutos, pelo menos, a cada uma hora são essenciais. Já quem trabalha o tempo todo de pé, precisa de assentos de repouso, além de pausas ativas (com a realização de exercícios) e passivas (no qual o trabalhador simplesmente descansa). Ele explica que o fisioterapeuta do trabalho, além de ajudar na reabilitação do trabalhador com problemas, verifica as condições ergonômicas do local no qual este trabalhador realiza suas funções e pode até propor algumas mudanças.

"As pessoas têm que estabelecer limites", explica Ana Maria Rossi, doutora em Psicologia Clínica e presidente do Isma-BR. "Elas têm que se dar conta de que sempre existe uma opção. As pessoas querem qualidade de vida, mas não querem perder nada. A saúde é o único bem insubstituível", diz. Ela lembra que o estresse (que não é uma doença, mas um processo de adaptação) acaba se tornando importante porque abre caminho para outras doenças, ao enfraquecer o sistema imunológico. E as mulheres são as mais atingidas.

O ortopedista e cirurgião de mão Adilson Seidi Suguiura lembra que a maior incidência de doenças inflamatórias das mãos acontece entre o público feminino, "talvez pela questão hormonal ou por terem uma estrutura muscular menos resistente. Além disso, elas trabalham, mas não deixam de lado as tarefas de mãe e seus afazeres domésticos".

Zuher Handar, consultor da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e diretor científico da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt), explica que, quando o trabalhador procura o médico com alguma queixa, "ele ou a equipe de saúde deve sempre, durante a anamnese, pesquisar a história laboral do paciente para poder avaliar se as queixas ou mesmo a doença tem alguma relação com a atividade laboral que vem desenvolvendo. Isto já foi dito e recomendado pelo médico italiano Bernardino Ramazzini, em 1700."

Segundo Handar, a melhor medida de prevenção contra as doenças laborais ainda é agir na causa, transformando o processo envolvido no trabalho. Ele diz que, para atividades que impõem repetição de movimentos e posturas inadequadas ou que exigem muita atenção, as pausas são importantes. "A prevenção pode ser a mudança de atividades e a rotatividade nas tarefas. Fazer alongamento ou ginástica laboral é importante desde que seja bem orientada", afirma.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Riscos do uso da internet em empresas

O mal uso da internet pode causar a demissão do funcionário. Como medida de segurança, evite enviar e-mails desnecessários e bater papo nas mensagens. As empresas podem bloquear sites.



Fonte: Globo.com

Será que o risco vale a pena?

Equilíbrio - Operário lixa lateral de um barco sem as mínimas condições de segurança. Apoiado em um pedaço de madeira colocado entre dois pneus, ele executa o serviço sem fazer uso de EPIs.

Raspagem - Literalmente pendurado por uma corda, trabalhador faz a raspagem da parede externa de um prédio sem nenhum meio de proteção para sua segurança.
É imprecionante como trabalhadores pôem suas vidas em risco. Com equipamentos improvisados e sem nenhum treinamento eles se penduram em prédios com apenas uma corda e sem nehum dispositivo de segurança. Todos ou dias são ditos que a segurança é o mais importante no trabalho, entretanto muitos não dão muito valor a isso e colocam sua vidas em risco em atividades que requerem o máximo de segurança para serem executados. A segurança do trabalho sempre bate na mesma tecla " o trabalho é necessário, mas a vida é mais importante".   

sábado, 18 de setembro de 2010

Unileste promove 15ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Entre os dias 20 e 24/9, os colaboradores do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) participam da 15ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat). Nesta edição, o evento que tem como objetivo orientar e promover a prevenção de acidentes, a segurança e a saúde do trabalhador, adota como slogan a frase Segurança: seu direito, sua vida! As atividades têm início às 14h desta segunda-feira, no Auditório Padres do Trabalho, campus de Coronel Fabriciano.

Realizada anualmente, sob coordenação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Unileste (Cipa), o evento é direcionado ao corpo docente e administrativo do Centro Universitário e aberto a alunos interessados em participar. Não há necessidade de inscrição prévia, bastando comparecer ao local do evento.

Segurança e saúde
Segundo Natália Marçal, presidente da Cipa, esta edição da Sipat contará uma tenda onde serão prestadas orientações sobre saúde, com aferição de pressão arterial e cálculo de Índice de Massa Corporal dos convidados. Uma apresentação teatral e palestras também farão parte do evento, abordando temas como Gordura: Malefícios e Benefícios; Violência Sexual Contra a Mulher; Higiene e Limpeza no Trabalho: Uma Questão de Segurança; As Regras do Sucesso; e Gestão Ambiental Empresarial.

"Planejamos a programação como uma oportunidade de reflexão sobre a segurança no ambiente de trabalho e a importância de nossas atitudes para a melhoria de nossa própria qualidade de vida", ressalta Natália. Para desenvolvimento das atividades, que terão início sempre às 14h no Auditório Padres do Trabalho, a Cipa aguarda o comparecimento de colaboradores dos dois campi universitários, sediados em Ipatinga e Coronel Fabriciano.

De acordo com Joicy Alves, responsável pelo Setor de Seleção e Desenvolvimento de Pessoas e uma das organizadoras do evento, profissionais das diversas áreas do conhecimento foram convidados para ministrarem as palestras da 15ª Sipat. "Procuramos abordar assuntos que possam trazer esclarecimentos relacionados à saúde e à segurança do trabalhador, além de informações que favoreçam seu crescimento nos campos pessoal e profissional", destaca a psicóloga.

Cipa
A Cipa é um órgão constituído por representantes da Instituição e de seus colaboradores, cuja finalidade é a prevenção de acidentes e doenças ocasionadas pelas atividades profissionais. Regida pela Lei nº 6.514 de 22 de dezembro de 1977, a Cipa, em parceria com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt), tem como prática cotidiana a observação e o relato de condições de risco nos ambientes de trabalho, a fim de solicitar medidas corretivas para reduzir, neutralizar ou eliminar os problemas existentes.

Programação
Auditório Padres do Trabalho, campus de Coronel Fabriciano

20/9 - 14h
Gordura: malefícios e benefícios
Palestrante: Profª. Renata Ferreira de Magalhães Leite Horst (nutricionista)

21/9 - 14h
Violência Sexual Contra a Mulher
Palestrante: Profª. Márcia Elena Andrade Santos (enfermeira)

22/9 - 14h
Higiene e Limpeza no Trabalho: Uma Questão de Segurança
Palestrante: Prof. Crístian de Souza Freitas (fisioterapeuta)

23/9 - 14h
Palestra: As Regras do Sucesso
Palestrante: Anderson Guerra (consultor comportamental)

24/9 - 14h
Gestão Ambiental Empresarial
Palestrante: Prof. Marcílio dos Reis Cardoso (engenheiro civil)
Encerramento

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Anuário Brasileiro de Proteção

O Anuário Brasileiro de Proteção publica, anualmente, as mais importantes informações sobre o setor prevencionista do país. Reunindo dados fundamentais para os profissionais de Saúde e Segurança do Trabalho é considerado indispensável reunindo estatísticas, pesquisas, reportagens e informações sobre produtos e serviços.

SEÇÕES DO ANUÁRIO

Especial: A edição de 2010 do Anuário Brasileiro de Proteção traz reportagem sobre as mudanças no SAT. O Fator Acidentário de Prevenção foi instituído a fim de compensar as empresas que investem em SST e punir as que apresentam índices negativos. Janeiro marca a entrada em vigor do mecanismo que flexibiliza o Seguro Acidente de Trabalho.

Certificação em SST: Um sistema de gestão em Segurança e Saúde garante o bom funcionamento da prevenção, ainda mais se acompanhado de certificação como a OHSAS 18001 ou a futura Norma Brasileira de Gestão em SST que está sendo preparada pela ABNT.

Estatísticas: Estatísticas de acidentes de trabalho trazem os últimos dados publicados pela Previdência Social acrescidos de análise sobre o crescimento das doenças ocupacionais, a realidade acidentária por setor de atividade econômica, o custo do acidente, entre outros.

Pesquisa: A 14ª Pesquisa Nacional sobre Saúde e Segurança do Trabalho traz a opinião dos profissionais e o perfil ocupacional das empresas brasileiras. Dos 1.225 que opinaram pelo menos 50% avaliou a atuação governamental como negativa nas questões de SST.

Produtos e Serviços: Encontrar rapidamente o fornecedor que atenda às necessidades específicas em produtos e serviços agiliza o trabalho. O Guia permite a sua identificação e também inclui dados completos dos fabricantes, importadores, distribuidores e revendedores.

LEITOR: Engenheiros e Técnicos de Segurança do Trabalho, Médicos e Enfermeiros do Trabalho, Auxiliares de Enfermagem, Higienistas Ocupacionais, Advogados, Fonoaudiólogos, Fisioterapeutas do Trabalho, Nutricionistas, Cipeiros, Gerentes de RH e Profissionais voltados à Saúde Ocupacional.

Acidentes de trabalho: Brasil é o quarto em número de mortes

aAcidentes de trabalho: Brasil é o quarto em número de mortes

De acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que, desde 2003, adotou 28 de abril como Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, ocorrem anualmente 270 milhões de acidentes de trabalho em todo o mundo. Aproximadamente 2,2 milhões deles resultam em mortes. No Brasil, segundo o relatório, são 1,3 milhão de casos, que têm como principais causas o descumprimento de normas básicas de proteção aos trabalhadores e más condições nos ambientes e processos de trabalho. Leia mais aqui

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Emprego cresce em todos os setores da economia, exceto Agricultura

A geração recorde de empregos em agosto aconteceu porque houve um aumento geral na criação de postos nos oito setores da economia. Cinco deles exibiram saldos recordes para o mês. Somente a Agricultura teve recuo na geração de postos de trabalho em razão da entressafra de grãos nas regiões produtoras.

Em termos absolutos, as atividades mais destacadas na criação de emprego celetista em agosto foram os Serviços, a Indústria de Transformação, o Comércio e a Construção Civil.

No mês de agosto, o setor Serviços manteve a liderança, apresentando um forte dinamismo, ao responder pela expressiva geração de 128.232 postos de trabalho (+0,93%), saldo recorde para o mês, superando em 34,7% o recorde anterior, de agosto de 2008 (+95.191 postos ou +0,76%).

Os dados da Indústria de Transformação registraram um aumento de 70.393 empregos (+0,90%), o segundo melhor resultado do período na série do CAGED, ultrapassado somente pelo verificado no mês de agosto de 2004 (+72.168 postos ou +1,15%).

O setor Comércio obteve recorde para o mês, com o incremento de 65.083 postos de trabalho (+0,86%), decorrente de recordes nos seus dois segmentos: Comércio Varejista (+54.509 postos ou +0,87%) e Comércio Atacadista (+10.574 postos ou +0,83%).

A Construção Civil, com a elevação de 40.138 empregos e a maior taxa de crescimento (+1,59%) entre os oito setores, apontou o sétimo recorde para o mês durante os oito meses já transcorridos em 2010.

Embora não tenha sido recorde, o saldo do mês de junho deste ano (+24.825 postos ou +1,01%) foi o segundo melhor para o mês.

Fonte: MTE

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Inscrições para cursos gratuitos do Prominp terminam neste domingo

Há 27.915 vagas, em 13 estados, para cursos gratuitos em categorias profissionais de níveis básico, médio, técnico e superior.

Como publicado aqui, termina no próximo domingo, dia 12, o prazo para inscrições no processo de seleção pública que o Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp) realiza, com o objetivo de qualificar mão-de-obra para atender às demandas futuras da indústria nacional de petróleo e gás, especialmente as da Petrobras. Há 27.915 vagas, em 13 estados, para cursos gratuitos em categorias profissionais de níveis básico, médio, técnico e superior.

Para participar do processo, que é executado pela Fundação Cesgranrio, é preciso fazer a inscrição no site do Prominp, ou nos postos de inscrição credenciados, listados no edital. Para os cursos de nível básico, a inscrição custa R$ 200; nos níveis médio e técnico, R$ 40; e para as categorias de nível superior, o valor será de R$ 60.

Para concorrer a uma das vagas oferecidas, o candidato deve ter idade igual ou superior a 18 anos, além de preencher os pré-requisitos do curso desejado. Os candidatos aprovados que estiverem desempregados durante o curso receberão uma bolsa auxílio mensal no valor de R$ 300 (cursos de nível básico), R$ 600 (níveis médio e técnico) e R$ 900 (nível superior).

As 27.915 vagas estão assim distribuídas: 20.601 para cursos gratuitos de nível básico; 5.188 para os de nível médio; 1.286 para o nível técnico e 840 para as categorias de nível superior. Nos níveis médio e superior, há oferta de vagas para portadores de necessidades especiais em algumas categorias específicas. Os estados contemplados no quadro de vagas são: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Sergipe e São Paulo.

A participação nos cursos não garante emprego aos alunos. O objetivo é melhorar a qualificação dos profissionais que serão, eventualmente, aproveitados pelas empresas privadas fornecedoras de bens e serviços do setor de petróleo e gás natural.

Todas as informações sobre os cursos oferecidos nesta etapa de seleção podem ser obtidas no edital, que já se encontra disponível para consulta e download, nos sites do Prominp e da Cesgranrio. Dúvidas sobre o edital de seleção podem ser tiradas no 0800-701-2028 ou pela página 'Fale Conosco', no site do Prominp.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Carga horária de treinamento de socorristas é de até 180 horas

Para cada um milhão de habitantes são gerados em torno de 300 chamadas ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) num período de 24 horas. Em situações de emergência, o papel dos socorristas é muito importante, pois evita o agravamento de lesões, o surgimento de novas e até a morte do paciente. Mas qual o perfil destes profissionais que geralmente vivem no limite? Leia mais...

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Riscos Ergonomicos em ambiente de trabalho

Tipos de risco
Os riscos no ambiente laboral podem ser classificados em cinco tipos, de acordo com a Portaria n0 3.214, do Ministério do Trabalho do Brasil, de 1978. Esta Portaria contem uma série de normas regulamentadoras que consolidam a legislação trabalhista, relativas à segurança e medicina do trabalho. Encontramos a classificação dos riscos na sua Norma Regulamentadora n0 5 (NR-5):

Riscos e seus agentes
1. Riscos de acidentes
Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação vulnerável e possa afetar sua integridade, e seu bem estar físico e psíquico. São exemplos de risco de acidente: as máquinas e equipamentos sem proteção, probabilidade de incêndio e explosão, arranjo físico inadequado, armazenamento inadequado, etc.

2. Riscos ergonômicos
Qualquer fator que possa interferir nas características psicofisiológicas do trabalhador, causando desconforto ou afetando sua saúde. São exemplos de risco ergonômico: o levantamento de peso, ritmo excessivo de trabalho, monotonia, repetitividade, postura inadequada de trabalho, etc.

3. Riscos físicos
Consideram-se agentes de risco físico as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, calor, frio, pressão, umidade, radiações ionizantes e não-ionizantes, vibração, etc.

4. Riscos químicos
Consideram-se agentes de risco químico as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo do trabalhador pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos gases, neblinas, névoas ou vapores, ou que seja, pela natureza da atividade, de exposição, possam ter contato ou ser absorvido pelo organismo através da pele ou por ingestão.

5. Riscos biológicos
Consideram-se como agentes de risco biológico as bactérias, vírus, fungos, parasitos, entre outros.

sábado, 11 de setembro de 2010

Falta de postura é um dos principais erros cometidos no trabalho

Matéria do JH.
Muita gente acredita que estar contratado é garantia de permanência no emprego. Conheça alguns dos piores pecados que se pode cometer no ambiente profissional.

Matéria muito interessante do Jornal Hoje que assisti e resolvi postar aqui, aproveitem a leitura e reflitam um pouco sobre alguns hábitos que vocês possam estar cometendo. Leia mais...

Fonte: Globo.com

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Última semana para inscrições em cursos gratuitos do Prominp

Termina no próximo dia 12 o prazo para inscrições no processo de seleção pública que o Prominp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural) realiza com o objetivo de qualificar mão-de-obra para atender às demandas futuras da indústria nacional de petróleo e gás, especialmente as da Petrobras.
 Futuros pintores industriais em treinamento
São 27.915 vagas, em 13 estados, para cursos gratuitos em categorias profissionais de níveis básico, médio, técnico e superior. Para participar do processo, que é executado pela Fundação Cesgranrio, é preciso fazer a inscrição no site do Prominp (www.prominp.com.br), ou nos postos de inscrição credenciados, listados no edital. Para os cursos de nível básico, a inscrição custa R$ 200; nos níveis médio e técnico, R$ 40,00; e para as categorias de nível superior, o valor será de R$ 60,00.

Para concorrer a uma das vagas oferecidas, o candidato deve ter idade igual ou superior a 18 anos, além de preencher os pré-requisitos do curso desejado. Os candidatos aprovados que estiverem desempregados durante o curso receberão uma bolsa auxílio mensal no valor de R$ 300 (cursos de nível básico), R$ 600 (níveis médio e técnico) e R$ 900 (nível superior).

As 27.915 vagas estão assim distribuídas: 20.601 para cursos gratuitos de nível básico; 5.188 para os de nível médio; 1.286 para o nível técnico e 840 para as categorias de nível superior. Nos níveis médio e superior, há oferta de vagas para portadores de necessidades especiais em algumas categorias específicas. Os estados contemplados no quadro de vagas são: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Sergipe e São Paulo.

A participação nos cursos não garante emprego aos alunos. O objetivo é melhorar a qualificação dos profissionais que serão, eventualmente, aproveitados pelas empresas privadas fornecedoras de bens e serviços do setor de petróleo e gás natural.

Todas as informações sobre os cursos oferecidos nesta etapa de seleção podem ser obtidas no edital, que já se encontra disponível para consulta e download, nos sites do Prominp e da Cesgranrio.

Dúvidas sobre o edital de seleção podemser tiradas no 0800 701 2028 ou pela seção Fale Conosco, no site do Prominp.

Expansão do emprego na Indústria é de 5,4% entre julho de 2009 e julho passado

Dados divulgados nesta sexta pelo IBGE apontam que entre os meses de julho de 2009 e julho de 2010 a expansão do emprego na Indústria foi de 5,4%, a sexta taxa positiva seguida e a mais elevada desde o ínicio da série histórica da Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário (PIMES). Em 2010, o indicador acumulado chegou a 2,9%.

De junho para julho deste ano o crescimento do emprego na Indústria ficou em 0,3%. De acordo com o IBGE, a geração de postos de trabalho aumentou em todos os locais pesquisados com destaque para o estado de São Paulo, as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste e ainda os estados do Rio Grande do Sul, Rio e Minas Gerais.

Especificamente em São Paulo, os setores mais robustos quanto à criação de vagas em julho foram o dos meios de transporte, máquinas e equipamentos, têxtil e o de aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações.

No Nordeste, os setores mais pujantes em julho foram o de alimentos e bebidas e o de calçados e couros.

Salários

Em julho passado, o número de horas pagas aos trabalhadores na indústria variou negativamente e ficou em 0,3% ante junho. Em cinco meses, porém, a expansão foi de 3,4%.

Já o valor da folha de pagamento real dos trabalhadores cresceu 1,9% em relação a junho após expansão de 3,3%. Leia mais...

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Prominp prorroga prazo para 28 mil vagas em cursos de petróleo e gás

Objetivo é qualificar mão-de-obra para indústria nacional de petróleo e gás.
Cursos em 13 estados são de níveis básico, médio, técnico e superior.

O Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp) prorrogou as inscrições pela internet para o processo de seleção pública com o objetivo de qualificar mão-de-obra para a indústria nacional de petróleo e gás, especialmente as da Petrobras. São oferecidas 27.915 vagas, em 13 estados, para cursos gratuitos em categorias profissionais de níveis básico, médio, técnico e superior. O processo é executado pela Fundação Cesgranrio. Veja edital
Para os cursos de nível básico a taxa de inscrição será de R$ 24; nos níveis médio e técnico, de R$ 40; e para nível superior, de R$ 60.

O candidato deve ter idade igual ou superior a 18 anos, além de preencher os pré-requisitos do curso desejado. As inscrições podem ser feitas até 14 de setembro através do site do Prominp (www.prominp.com.br) , ou nos postos de inscrição credenciados, listados no edital, até o dia 10. Outros postos serão criados no decorrer do período de inscrições e divulgados no site do programa. Leia mais...

Fonte: G1

Veja os programas de estágio e trainee oferecidos por empresas e órgãos públicos com inscrições abertas

Para você que esta estudando e procurando um bom estágio fique ligado neste comunicado importante.
Estão abertas vagas de estágio e trainee. São diversas empresas oferecendo essas vagas.

Para acessar Clique aqui!

Fonte: G1

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Última semana para inscrições em cursos gratuitos do Prominp

Termina no próximo dia 12 o prazo para inscrições no processo de seleção pública que o Prominp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural) realiza com o objetivo de qualificar mão-de-obra para atender às demandas futuras da indústria nacional de petróleo e gás, especialmente as da Petrobras.

São 27.915 vagas, em 13 estados, para cursos gratuitos em categorias profissionais de níveis básico, médio, técnico e superior. Para participar do processo, que é executado pela Fundação Cesgranrio, é preciso fazer a inscrição no site do Prominp (www.prominp.com.br), ou nos postos de inscrição credenciados, listados no edital. Para os cursos de nível básico, a inscrição custa R$ 200; nos níveis médio e técnico, R$ 40,00; e para as categorias de nível superior, o valor será de R$ 60,00.

Para concorrer a uma das vagas oferecidas, o candidato deve ter idade igual ou superior a 18 anos, além de preencher os pré-requisitos do curso desejado. Os candidatos aprovados que estiverem desempregados durante o curso receberão uma bolsa auxílio mensal no valor de R$ 300 (cursos de nível básico), R$ 600 (níveis médio e técnico) e R$ 900 (nível superior).

As 27.915 vagas estão assim distribuídas: 20.601 para cursos gratuitos de nível básico; 5.188 para os de nível médio; 1.286 para o nível técnico e 840 para as categorias de nível superior. Nos níveis médio e superior, há oferta de vagas para portadores de necessidades especiais em algumas categorias específicas. Os estados contemplados no quadro de vagas são: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Sergipe e São Paulo.

A participação nos cursos não garante emprego aos alunos. O objetivo é melhorar a qualificação dos profissionais que serão, eventualmente, aproveitados pelas empresas privadas fornecedoras de bens e serviços do setor de petróleo e gás natural.

Todas as informações sobre os cursos oferecidos nesta etapa de seleção podem ser obtidas no edital, que já se encontra disponível para consulta e download, nos sites do Prominp e da Cesgranrio.

Dúvidas sobre o edital de seleção podem ser tiradas no 0800 701 2028 ou pela seção Fale Conosco, no site do Prominp.
Fonte: MTE

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Número de contratações temporárias em 2010 supera os 100 mil

Levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e Trabalho Temporário (Asserttem), com base em pesquisas feitas pelo Instituto de Pesquisa Manager (Ipema), mostra que o número de contratações temporárias em 2010 já é maior do que o de 2009: 104,3 mil, contra 95 mil em igual período no ano anterior.
Para a comparação, foram considerados apenas os picos de contratação sazonal do primeiro semestre: Páscoa, Dia das Mães e Férias de Julho.  Em 2009,  conseguiram um trabalho temporário 220,5 mil pessoas e 125 mil vagas  foram preenchidas por ocasião do Natal em todo o Brasil.
A expectativa da associação é a de que este ano o número de contratações de trabalhadores temporários seja muito mais expressivo.
Para Vander Morales, presidente da Asserttem, a expectativa para o segundo semestre é boa. “O setor de serviços, assim como a economia brasileira, vive um momento bastante positivo. Isto possivelmente contribuirá para a geração de mais vagas temporárias até o final de 2010”, afirmou.
VN:F [1.8.1_1037]

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Afastamentos por transtornos afetivos aumentam 71%

Os transtornos afetivos estão levando cada vez mais brasileiros a se afastarem do trabalho. Dados do INSS mostram que, no ano passado, 6.704 pessoas deixaram seus postos por esse motivo, o que representa um aumento de 71% em relação a 2007, quando 3.918 se afastaram do trabalho.

Segundo a assessoria de imprensa do INSS, o aumento se deu por conta da adoção do Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário (NTEP), instituído em abril de 2007. O documento estabelece uma metodologia para identificar as doenças e os acidentes relacionados com a prática do trabalho no Brasil. Sem a existência do NTEP, muitas doenças não eram contabilizadas no sistema da previdência social. As pessoas afastadas por conta dos transtornos afetivos recebem auxílio-doença e são encaminhadas para tratamento na rede pública de saúde.

Mas, se olhados com cautela, os números revelam muito pouco da realidade corporativa brasileira. Os dados, de acordo com a assessoria de imprensa do INSS, ainda estão subnotificados. Ou seja, existem mais pessoas com transtornos afetivos no mercado de trabalho do que se pensa.

Para se ter uma ideia, este ano, já foram gerados mais de 1,6 milhão de empregos formais no Brasil, segundo o Ministério do Trabalho. A depressão, de acordo com estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), está presente em pelo menos 18% das pessoas do mercado de trabalho. Além disso, dados da OMS, divulgados no final de 2009, apontam que a depressão deverá se tornar a doença mais comum do mundo nos próximos 20 anos. Além disso, a doença deve afetar mais pessoas do que o câncer ou as doenças cardíacas.

Fonte: Exame
Gabriel Renner/Revista Proteção

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Empresas que usam mão-de-obra escrava vão falir, prevê ONG em seminário

São Paulo – Lançado em 2005, o Pacto Nacional de combate ao trabalho escravo tem como objetivo principal buscar soluções para a exploração de mão-de-obra em frentes degradantes de trabalho por meio do envolvimento do empresariado à questão.

Segundo o promotor do evento e coordenador da Organização Não Governamental Repórter Brasil, Leonardo Sakamoto, o principal conceito do pacto é levar empresas a suspenderem contratos com fornecedores listados no cadastro de empregadores flagrados em trabalho escravo, a ‘Lista Suja’ do Ministério do Trabalho e Emprego.

Sakamoto foi ouvido pelo blog nesta quarta durante o terceiro seminário do Pacto Nacional de combate ao trabalho escravo que acontece em são Paulo.

“A ‘Lista Suja’ é um dos principais instrumentos de combate ao trabalho escravo no país e referência no mundo empresarial. Hoje percebemos o movimento de empresas em direção a esta orientação; e por si só estão tomando a iniciativa de consultar a lista, fato que não conseguíamos imaginar cinco anos atrás, quando o pacto foi criado”.

Ao longo dos cinco anos de desenvolvimento do pacto, os representantes das empresas signatárias têm sido conscientizados de que combater o trabalho escravo é mais do que uma questão social, mas também uma linha de gestão de negócios.

“As empresas que contribuem para a manutenção da exploração de mão-de-obra, que mantêm empregados em situação análoga à de escravo, que forçam seus trabalhadores ao exercício de trabalho degradante, estas empresas perderão cada vez mais espaço no mercado e estão fadadas à falência”, diz Sakamoto.

Pacto

O terceiro seminário do Pacto Nacional de combate ao trabalho escravo reúne representantes de empresas signatárias do documento e instituições nacionais e internacionais ligadas ao tema.Saiba mais sobre o Pacto acessando
www.pactonacional.com.br
Por Rodrigo Rozendo

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Apesar da gravidade do desmoranamento no Chile, os funcionários de uma Mineradora estão aguentando firme. Como se não bastasse um terremoto de pequena escala atingiu a região, mas os trabalhos não foram interrompidos, entretanto algumas medidas foram tomada. Com já foi mencionado, eles que não podem ver a luz do dia e estão vivendo numa escuridão tremenda, agora não poderão fazer uso de cigarros e bebidas alcoólicas. Essas medidas foram imposta pelo grupo de médicos da nasa presente no loca.