Blogger templates

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Emprego na construção civil em alta

Com os investimentos previstos por conta de eventos como a Copa do Mundo e Olimpíadas, a expectativa é de que os empregos com registro em carteira continuem em ritmo de expansão. Para este ano, a LCA Consultores projeta mais de 157 mil postos de trabalho formais, e 170 mil para 2012.

“O setor ainda está aquecido. A Copa ajudará a manter o número de contratações importantes”, avalia Fábio Romão, economista da LCA Consultores.

A abertura de capital de algumas construtoras nos últimos anos foi relevante, pois acabou formalizando a mão de obra, considera Romão. Além disso, o aumento do número de construções residenciais, feito por construtoras, alavancou as contratações.

Um estudo do Dieese divulgado recentemente mostra que o desempenho do setor de construção civil, em 2010, acompanhou a tendência nacional, com taxa de crescimento de 11,6%, o melhor desempenho dos últimos 24 anos, segundo dados do PIB setorial.

“Até o ano de 2003, o cenário da construção civil nacional havia vivenciado um período de instabilidade, caracterizado pela falta de incentivo, pela tímida disponibilidade de recursos e por uma inexpressiva presença de financiamento imobiliário. A partir de 2004, o setor começou a dar sinais de expansão, com o aumento dos investimentos em obras de infra-estrutura e em unidades habitacionais, inclusive superando as taxas negativas de crescimento, em 2009, em função da crise econômica financeira internacional”, destaca o levantamento.

Fonte: MTE - Ministério do Trabalho e Emprego

0 comentários:

Postar um comentário

O Blog Debatendo Segurança do Trabalho agradece o seu comentário.
Volte sempre ao nosso blog.

Grande abraço.