Blogger templates

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Proteção contra quedas será tema de seminário na Fundacentro

O Seminário de Equipamentos de Proteção Contra Quedas será realizado no dia 13 de setembro, pela Comissão de Estudo de Trabalho em Altura da ABNT/CB32 e pela Animaseg, no auditório da Fundacentro. Na ocasião, será explicada a nova sistemática de testes e as oito Normas Brasileiras para equipamentos de trabalho em altura, criadas em maio. "São muito mais completas. As normas de travaquedas e a de absorvedor de impacto são baseadas nas Normas Europeias e foram atualizadas. Já para cintos e ta­labartes havia uma única norma, e o teste não era bem definido. Agora são seis normas. O nível de exigência aumentou. Há clareza nos requisitos para os produtos e nos tipos de testes que devem ser feitos. Cada produto será testado separado", explica Jussara Nery, secretaria do CB 32, nas comissões de travaquedas e de cinturão.

Essas normas servirão de base para a construção do RAC (Regulamento de Avaliação da Conformidade) dos EPIs para trabalho em altura. Assim, futuramente, farão parte do sistema de certificação do Inmetro. Outra novidade é que os testes desses EPIs não são mais realizados pela Fundacentro. Todos esses temas serão discutidos no seminário, que pretende reunir usuários e fa­bricantes.

Uma questão que pode entrar em discussão é a insatisfação por parte de fabricantes e usuários em não poderem optar por escolher cinto, travaquedas e talabarte separadamente, devendo usar um conjunto pré-determinado. Também se questiona a realização de testes em conjunto. Mais informações e inscrições podem ser obtidas pelo e-mail cb32@abnt.org.br.

0 comentários:

Postar um comentário

O Blog Debatendo Segurança do Trabalho agradece o seu comentário.
Volte sempre ao nosso blog.

Grande abraço.