Blogger templates

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Estudos mostram que quedas de pessoas e materias ainda é o maior problema na construção civil

Em diferentes regiões do País, é comum ouvir notícias sobre acidentes em construção. No mês de julho, em Itaituba/PA, 20 trabalhadores se acidentaram na construção de uma plataforma em uma fábrica de cimento. A estrutura partiu ao meio e, com a queda, seis trabalhadores morre­ram e 13 foram internados em estado grave. Já em São Luis/MA, um servente de pe­dreiro morreu na obra de um condomínio após ser atingido por uma viga de ferro. Em outro caso, no mesmo mês, um eletricista caiu do 13° andar de um prédio. Na cidade de Ribeirão Preto/SP, também em julho, três funcionários da construção civil ficaram feridos após serem soterrados por um muro que desabou.

Os últimos dados divulgados pela Previdência Social, relativos ao ano de 2008, apontam 49 mil acidentes trabalho no setor da construção. No contexto atual, percebe-se uma prevalência dos acidentes com queda de pessoas e de materiais. No caso do município de São Paulo, segundo o auditor fiscal Antonio Pereira, essas questões são graves e responsáveis por cerca de 50% das mortes na construção civil.

Um estudo da APS Associados, baseado na observação de 58 mil situações de riscos em cinco grandes obras de diferentes pontos do Brasil, mostrou que o ­maior índice de desvios se refere ao risco de que­das de pessoas e materiais, com destaque para os trabalhos em altura. Os problemas abrangem falhas na construção, na utilização de dispositivos para proteção con­tra quedas de pessoas, materiais e pe­quenos equipamentos. Houve 12.359 situações de desvios dos padrões recomen­dados, só neste item, o que representou 22% do total de situações analisadas.

Fonte: Revista Proteção

1 comentários:

Adriana Roveroni disse...

Olá, já verifiquei meu blog
http://adrianaroveronipsicologiajau.blogspot.com/
ou
www.adrianaroveronipsicologiajau.blogspot.com

tá tudo certo com os seguidores agora...por gentileza, me avise se nao conseguir seguir..
obrigada por avisar
abraços
bom final de semana

Postar um comentário

O Blog Debatendo Segurança do Trabalho agradece o seu comentário.
Volte sempre ao nosso blog.

Grande abraço.