Blogger templates

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Riscos Ergonomicos em ambiente de trabalho

Tipos de risco
Os riscos no ambiente laboral podem ser classificados em cinco tipos, de acordo com a Portaria n0 3.214, do Ministério do Trabalho do Brasil, de 1978. Esta Portaria contem uma série de normas regulamentadoras que consolidam a legislação trabalhista, relativas à segurança e medicina do trabalho. Encontramos a classificação dos riscos na sua Norma Regulamentadora n0 5 (NR-5):

Riscos e seus agentes
1. Riscos de acidentes
Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação vulnerável e possa afetar sua integridade, e seu bem estar físico e psíquico. São exemplos de risco de acidente: as máquinas e equipamentos sem proteção, probabilidade de incêndio e explosão, arranjo físico inadequado, armazenamento inadequado, etc.

2. Riscos ergonômicos
Qualquer fator que possa interferir nas características psicofisiológicas do trabalhador, causando desconforto ou afetando sua saúde. São exemplos de risco ergonômico: o levantamento de peso, ritmo excessivo de trabalho, monotonia, repetitividade, postura inadequada de trabalho, etc.

3. Riscos físicos
Consideram-se agentes de risco físico as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, calor, frio, pressão, umidade, radiações ionizantes e não-ionizantes, vibração, etc.

4. Riscos químicos
Consideram-se agentes de risco químico as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo do trabalhador pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos gases, neblinas, névoas ou vapores, ou que seja, pela natureza da atividade, de exposição, possam ter contato ou ser absorvido pelo organismo através da pele ou por ingestão.

5. Riscos biológicos
Consideram-se como agentes de risco biológico as bactérias, vírus, fungos, parasitos, entre outros.

1 comentários:

Fabio Barros ( FABAO) disse...

Gostaria de saber como posso reidivincar meus direitos em ergonometria…trabalho no horario noturno (10:30 às 6:12) na area de produçao na parte da embalagens passo todo esse tempo em pé so descançando 1h p almoço,pego 8 caixas de aprox.20g para uma caixa maior e embalo numa maquina automatica, mas o problema é q tenho 1,85 de altura e a mesa q tenho como apoio chega um pouco mais acima da colcha( baixa)..com isso venho tendo dores nas pernas (circulçao -muito tempo em pé)e dores no ombros na regiao proxima ao pescoço isso sem poder me sentar. Como posso reidifincar a empresa essas condiçoes? quem soube como me responder porfavor responder ao email: fabio_barros134@hotmail.com Desde de já grato.Possuar as definiçoes LER E DORT?

Postar um comentário

O Blog Debatendo Segurança do Trabalho agradece o seu comentário.
Volte sempre ao nosso blog.

Grande abraço.