Blogger templates

sábado, 18 de setembro de 2010

Unileste promove 15ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Entre os dias 20 e 24/9, os colaboradores do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) participam da 15ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat). Nesta edição, o evento que tem como objetivo orientar e promover a prevenção de acidentes, a segurança e a saúde do trabalhador, adota como slogan a frase Segurança: seu direito, sua vida! As atividades têm início às 14h desta segunda-feira, no Auditório Padres do Trabalho, campus de Coronel Fabriciano.

Realizada anualmente, sob coordenação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Unileste (Cipa), o evento é direcionado ao corpo docente e administrativo do Centro Universitário e aberto a alunos interessados em participar. Não há necessidade de inscrição prévia, bastando comparecer ao local do evento.

Segurança e saúde
Segundo Natália Marçal, presidente da Cipa, esta edição da Sipat contará uma tenda onde serão prestadas orientações sobre saúde, com aferição de pressão arterial e cálculo de Índice de Massa Corporal dos convidados. Uma apresentação teatral e palestras também farão parte do evento, abordando temas como Gordura: Malefícios e Benefícios; Violência Sexual Contra a Mulher; Higiene e Limpeza no Trabalho: Uma Questão de Segurança; As Regras do Sucesso; e Gestão Ambiental Empresarial.

"Planejamos a programação como uma oportunidade de reflexão sobre a segurança no ambiente de trabalho e a importância de nossas atitudes para a melhoria de nossa própria qualidade de vida", ressalta Natália. Para desenvolvimento das atividades, que terão início sempre às 14h no Auditório Padres do Trabalho, a Cipa aguarda o comparecimento de colaboradores dos dois campi universitários, sediados em Ipatinga e Coronel Fabriciano.

De acordo com Joicy Alves, responsável pelo Setor de Seleção e Desenvolvimento de Pessoas e uma das organizadoras do evento, profissionais das diversas áreas do conhecimento foram convidados para ministrarem as palestras da 15ª Sipat. "Procuramos abordar assuntos que possam trazer esclarecimentos relacionados à saúde e à segurança do trabalhador, além de informações que favoreçam seu crescimento nos campos pessoal e profissional", destaca a psicóloga.

Cipa
A Cipa é um órgão constituído por representantes da Instituição e de seus colaboradores, cuja finalidade é a prevenção de acidentes e doenças ocasionadas pelas atividades profissionais. Regida pela Lei nº 6.514 de 22 de dezembro de 1977, a Cipa, em parceria com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt), tem como prática cotidiana a observação e o relato de condições de risco nos ambientes de trabalho, a fim de solicitar medidas corretivas para reduzir, neutralizar ou eliminar os problemas existentes.

Programação
Auditório Padres do Trabalho, campus de Coronel Fabriciano

20/9 - 14h
Gordura: malefícios e benefícios
Palestrante: Profª. Renata Ferreira de Magalhães Leite Horst (nutricionista)

21/9 - 14h
Violência Sexual Contra a Mulher
Palestrante: Profª. Márcia Elena Andrade Santos (enfermeira)

22/9 - 14h
Higiene e Limpeza no Trabalho: Uma Questão de Segurança
Palestrante: Prof. Crístian de Souza Freitas (fisioterapeuta)

23/9 - 14h
Palestra: As Regras do Sucesso
Palestrante: Anderson Guerra (consultor comportamental)

24/9 - 14h
Gestão Ambiental Empresarial
Palestrante: Prof. Marcílio dos Reis Cardoso (engenheiro civil)
Encerramento

0 comentários:

Postar um comentário

O Blog Debatendo Segurança do Trabalho agradece o seu comentário.
Volte sempre ao nosso blog.

Grande abraço.