Blogger templates

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Evento marca os 44 anos da Fundacentro em Brasília

O ministro Lupi participou na manhã desta quinta de solenidade comemorativa dos 44 anos da Fundacentro (Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho), no auditório do Ministério do Trabalho e Emprego, em Brasília. A entidade foi criada em 1966 com a missão de produzir e difundir conhecimentos que contribuam para a promoção da segurança e saúde dos trabalhadores.

O ministro assinou aviso ministerial encaminhando proposta de reforma dos estatutos da Fundacentro ao Ministério do Planejamento. O ministro assinou também portaria que autoriza abertura do escritório da presidência da Fundacentro em Brasília.

“As assinaturas desses dois documentos iniciam o processo de reestruturação do Fundacentro, comemorando esses 44 anos de vida”, disse o presidente da entidade, Eduardo Costa.

“A vinda da presidência da Fundacentro para Brasília é fundamental para articulação e fortalecimento do órgão. Isso significa trazer a cabeça da Fundação para estar ao lado do centro de poder”, disse o ministro Lupi.

O ministro ressaltou também o papel da Fundacentro para os trabalhadores brasileiros. “É importantíssimo que a Fundacentro foque em estar próximo de quem realmente precisa. A Fundacentro tem que estar próxima para defender a saúde, capacidade de trabalho do trabalhador, as inovações técnicas. O trabalhador tem que saber os benefícios dos equipamentos para ele cobrar e o sindicato se mobilizar. O que eu penso é que tem que ser o foco principal fazer o trabalhador ter na Fundacentro um parceiro na luta da melhoria de condições de trabalho, da saúde e prevenção de acidentes”, disse o ministro Lupi.

O evento contou com a participação do ex-ministro do Trabalho, Arnaldo Prieto, que ocupou a pasta de 1974 a 1979, durante o governo de Ernesto Geisel. Foi ele quem levou ao então Presidente da República, a sugestão do nome de Jorge Duprat, em substituição ao nome de Fundação Centro Nacional de Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho.

0 comentários:

Postar um comentário

O Blog Debatendo Segurança do Trabalho agradece o seu comentário.
Volte sempre ao nosso blog.

Grande abraço.