Blogger templates

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Índice de acidentes de trabalho caiu cerca de 6% em MG

No primeiro semestre deste ano, o índice de benefícios por acidentes de trabalho na zona rural, cedidos pela previdência social do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), apresenta uma queda de 6,3 % em Minas Gerais. De acordo com dados divulgados pelo INSS, nos primeiros seis meses de 2010 foram concedidos 973 benefícios contra 911 no mesmo período de 2011.

Para evitar acidentes, o Ministério do Trabalho exige que os trabalhadores que operam máquinas agrícolas tenham treinamento. Além disso, também é obrigatório o uso de equipamentos de proteção individual. No caso da colheita do café, por exemplo, é necessário luvas, protetor de ouvido e óculos.

O uso destes equipamentos é essencial e podem evitar lesões graves, como aconteceu em outubro do ano passado com Eli Ferreira. Ele perdeu a vista direita quando estava serrando uma árvore e os resíduos atingiram seu olho. "Se eu estivesse com os óculos, não tinha acontecido isso", admite o trabalhador que está afastado do trabalho desde então.

Para evitar acidentes de trabalho como o de Eli, o engenheiro agrícola Erowilson Barbosa percorre as lavouras de Minas Gerais orientando os trabalhadores sobre questões de saúde e segurança. Dicas que tornam o as atividades do campo mais tranqüilas e reduzem as chances de acidentes. "Se eu trabalho com as luvas, óculos ou protetor facial e meu fone de ouvido, eu vou trabalhar com segurança", afirma o engenheiro.

0 comentários:

Postar um comentário

O Blog Debatendo Segurança do Trabalho agradece o seu comentário.
Volte sempre ao nosso blog.

Grande abraço.